Estrutura

   O Diretório Acadêmico da Engenharia atualmente funciona com o seguinte organograma:

Screenshot_8
(Clique na imagem para aumentar sua resolução)

O DAEng  é constituído pelos seguintes órgãos:

  • Assembleia Geral: é um órgão deliberativo máximo do DAEng e pode ser convocada por decisão da Diretoria Executiva, Conselho dos Representantes, Conselho Fiscal ou pelos próprios acadêmicos, dentro dos limites do estatuto da instituição. A assembleia geral tem o poder de modificar o estatuto vigente, discutir sobre qualquer impasse que se mostre relevante, e, por fim, tem pode de destituir a Diretoria ou determinados membros do órgão.

  • Conselho dos Representantes: órgão deliberativo, consultivo e fiscalizador. Discute sobre assuntos que afetam a faculdade e se mantém informado sobre as orientações das Secretarias, além de fiscalizar a execução de suas atividades. E caso necessário, tem o poder de nomear comissões especializadas. O conselho é formado por um membro de cada Engenharia e um membro representando a pós-graduação, no caso, o membro mais votado nas eleições de representante de curso será automaticamente o conselheiro de seu curso.

  • Conselho dos Segmentos: também é um órgão deliberativo, consultivo e fiscalizador. Tem o poder de examinar e aprovar a admissão ou exclusão de  outros membros ao conselho. Também discute sobre assuntos que venham a afetar os segmentos e a faculdade, e se mantém informado sobre as orientações das Secretarias, além de fiscalizar a execução de suas atividades. É formado por um representante de cada Segmento da Engenharia  regularizado.

  • Conselho Fiscal: é um órgão puramente fiscalizador. Examina os livros contábeis, relatórios, balanços anuais  e demais documentos relativos à escrituração, além de opinar  sobre os balanços e relatórios de desempenho financeiro e contábil. Tem o poder de emitir parecer sobre aprovação de contas. O conselho é eleito em assembleia fiscal, e é formado por 3 graduandos.

  • Diretória Executiva: é um órgão administrativo e representativo. É responsável por executar o Estatuto e cumprir as deliberações dos órgãos superiores, por estabelecer diretrizes estratégicas fundamentais da organização e por aprovar o cronograma de atividades, metas de trabalho e linhas gerais de ação. A Diretoria Executiva é formada por 8 pessoas eleitas anualmente: presidente, vice-presidente, secretaria geral, secretaria administrativo-financeira, secretaria de assuntos estudantis, secretaria de infraestrutura, secretaria de eventos e secretaria de comunicação.

Para mais informações, você pode consultar o estatuto da instituição.

A Diretoria Executiva e seus cargos:

  • Presidência

A presidência representa oficialmente a instituição do DAEng e mantém uma relação com os órgãos superiores da UFJF e pareceiros, além de coordenar e orientar a gestão.

  • Vice-presidência

A vice-presidência é responsável por assuntos internos da gestão e pela gestão de pessoas da chapa e da diretoria. Também é responsável por desdobrar metas estabelecidas no começo da gestão e por monitorar o cumprimento e os prazos das atividades.

  • Secretaria Geral

A secretaria geral prepara, controla, organiza, registra, recebe, envia e padroniza os documentos da instituição. É responsável por evitar pendências oficias e pela transparência e acesso à informação.

  • Secretaria Administrativo-Financeira

É responsabilidade da secretaria administrativo-financeira gerir, captar, aplicar e distribuir os recursos financeiros do Diretório. Saldar em tempo hábil os compromissos assumidos, otimizar superávit obtido pela associação, controlar e analizar custos, despesas e investimentos também são responsabilidade da SAF.

  • Secretaria de Assuntos Estudantis

A secretaria de assuntos estudantis busca o acesso, permanência e conclusão do curso dos acadêmicos. Ela também assiste e defende os direitos dos estudantes, e orienta e encaminha as demandas estudantis. A SAE também é responsável por coordenar os Representantes de Curso, bem como as eleições para esse cargo.

  • Secretaria de Infraestrutura

É dever da secretaria de infraestrutura zelar pelo patrimônio do DAEng e por controlar a utilização, circulação e fluxo de materiais internos. Além disso, a SINFRA também monitora a estrutura externa da Faculdade de Engenharia.

  • Secretaria de Eventos

A secretaria de eventos planeja o cronograma de atividades, gerencia e monitora os eventos bem como seus requisitos, realiza a gestão de orientadores e de conhecimento e deve sempre buscar a melhoria contínua dos eventos realizados.

  • Secretaria de Comunicação

É responsabilidade da secretaria de comunicação gerenciar a marca e a satisfação dos acadêmicos. A SECOM é responsável também pela comunicação interna da Diretoria Executiva, pela divulgação da imagem e dos eventos e atividades do DAEng. É a secretaria que estreita as relações da instituição com os acadêmicos.

 

Estrutura Física do DAEng

   O DAEng se encontra na sala 4129, próximo à cantina, no prédio antigo da faculdade de Engenharia, e sua sala, atualmente, conta com 2 mesas de sinuca , 1 TV e 1 fliperama e baralhos à disposição dos alunos para a distração dos acadêmicos. As fichas de sinuca custam R$0,75 e podem ser adquiridas no xerox da faculdade. O fliperama funciona com moedas de R$0,50.

O horário de funcionamento do DAEng  é de 8h às 21h. 

 

IMG-20150304-WA0036
Reforma na sala do Diretório (Fevereiro/2015)