Faculdade

engenharia

    A Faculdade de Engenharia foi fundada como Escola de Engenharia de Juiz de Fora, em 1914, pelos professores Clorindo Burnier Pessoa de Mello, Asdrúbal Teixeira de Souza, Washington Marcondes Ferreira, Odilon Pereira de Andrade e Christiano Deguert. A escola tinha como função inicial preparar profissionais para atuarem na área de Engenharia em geral, visto que a cidade vivia seus áureos tempos de desenvolvimento industrial e econômico, alavancado pela energia gerada na primeira usina hidrelétrica da América do Sul.

   Até 1925, a Escola de Engenharia formava Engenheiros Civis e Geógrafos. A partir de então, a habilitação fornecida era a de Engenheiro Civil e Eletrotécnico. Em 1960, a Faculdade de Engenharia passou a integrar a recém criada Universidade Federal de Juiz de Fora. Através de uma reforma curricular chegou-se, em 1963, a conclusão que os cursos deveriam ser separados e mais específicos, criando-se a Engenharia Elétrica e mantendo-se a Engenharia Civil. O curso de Arquitetura e Urbanismo teve sua primeira turma em 1992, enquanto a Engenharia da Produção iniciou suas atividades no ano 2000.

   Em detrimento do Reuni, programa do Governo Federal que vem expandindo as vagas nas universidades, a partir de 2009 novos cursos foram criados na Faculdade: Engenharia Computacional, Engenharia Mecânica e Engenharia Sanitária e Ambiental.

   Na área de Pós-Graduação temos os cursos lato-sensu em Análise Ambiental, Engenharia de Produção e Engenharia de Segurança do Trabalho; e stricto-sensu em Ambiente Construído, Engenharia Elétrica e Modelagem Computacional.

Para mais informações acesse o Site da Faculdade de Engenharia.