Segmentos

A Faculdade de Engenharia é formada por 19 segmentos, dos quais o DAEng faz parte. São eles:

   

AtléticaAtlética

A Atlética é uma associação estudantil que possui o intuito de, através de festas e atividades esportivas, promover a integração entre os alunos da Faculdade de Engenharia. A instituição também participa da recepção dos novos alunos.

  • Voltada para todos os alunos de Engenharia

    

CODECode

A CODE é uma empresa júnior voltada para projetos nas áreas de computação. Ela propõe um ambiente de discussão para que todos os membros possam crescer pessoal e profissionalmente, aprimorando sua visão empreendedora e inovadora. A CODE visa desenvolver seus membros para que eles possam ser agentes transformadores da sociedade.

  • Voltada aos alunos de Engenharia Computacional, Ciências Exatas, Ciência da Computação e Sistemas de Informação

  • Processo seletivo realizado 2x por ano

     

Equipe Baja

13937855_1719114635006550_4977393277569655939_o

O projeto Baja SAE é um desafio lançado aos estudantes de engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, visando incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. Ao participar do projeto Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto, desde sua a concepção, projeto detalhado e construção.

  • Todos alunos de Engenharia e Ciências Exatas podem participar

  • Processo seletivo realizado 2x por ano

                

Equipe CapivaraCapivara

A Capivara é uma equipe de competição onde o foco é o desenvolvimento de protótipos veiculares que mantenham mínimo consumo de combustível para competir na Maratona Universitária de Eficiência Energética, que ocorre uma vez por ano. O projeto possibilita a integração e a convivência estudantil em casos reais de projeto e pesquisa.

  • Todos alunos de Engenharia e Ciências Exatas podem participar

  • Processo seletivo realizado 2x por ano

                   

Escuderia SAE

Equipe de Fórmula SAE da UFJF que tem como objetivo desenvolver e construir um carro de corrida monoposto e open-wheel. O projeto também possibilita a integração e a convivência estudantil em casos reais de projeto e pesquisa.

  • Todos alunos de Engenharia e Ciências Exatas podem participar

  • Processo seletivo realizado 2x por ano

            

GET – ESA

GET ESAO GET da Engenharia Sanitária e Ambiental atua nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Alguns de seus projetos são: Escola Itinerante, Oficina do Saber, o Circuito Ambiental e a Gincana Ambiental em parceria com Exército. O GET estimula a fixação dos valores de cidadania e de consciência social, além da formação ampla e de qualidade.

  • Exclusivo para alunos de Engenharia Sanitária e Ambiental

  • Processo seletivo realizado 1x por ano

             

GET – COMPUTACIONAL

GET CompOs membros do Grupo de Estudo Tutorial (GET) desenvolvem atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão, além do Curso de Mídias Digitais para Professores da Rede Pública, ministrada anualmente para ajudar esses profissionais no mundo da informática. Alguns projetos do GET envolvem otimização, modelagem geométrica e métodos numéricos.

  • Exclusivo para alunos de Engenharia Computacional

  • Processo seletivo realizado 2x por ano

          

GET – PRODUÇÃO

GET PRODOs membros do Grupo de Educação Tutorial (GET) organizados em grupos, recebem uma orientação tutorial que objetiva envolver-lhes num processo de formação integral, aprofundada, e abrangente da área de estudo de produção. O projeto possibilita a integração e a convivência estudantil em casos reais de projeto e pesquisa.

  • Exclusivo para alunos de Engenharia de Produção

  • Processo seletivo variado, quando há vagas disponíveis

             

IEEE:

IEEEO Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) é uma organização que incentiva e auxilia no aprendizado dos estudantes, através da realização de cursos, palestras e projetos científicos. Nele é possível o networking entre estudantes, professores e demais profissionais do IEEE. O ramo também possibilita discutir e colocar em prática seu próprio projeto.

  • Direcionado aos alunos de Engenharia Elétrica, Engenharia Computacional e Engenharia Mecânica.

  • Não há processo seletivo. Basta o aluno demonstrar seu interesse de ingressar no segmento.

              

Impacto

ImpactoA Impacto é a empresa júnior da Engenharia Mecânica, que tem como principal finalidade complementar, com práticas do mercado, a formação dos participantes. Suas atividades incluem prestar serviços e desenvolver projetos para empresas, entidades e sociedades. O ramo também possibilita discutir e colocar em prática seu próprio projeto.

  • Exclusiva para alunos de Engenharia Mecânica (a partir do 2º período)

  • Processo seletivo realizado 2x por ano

Mais

MaisA Mais é a empresa júnior do curso de Engenharia de Produção, e atua no desenvolvimento de projetos para Juiz de Fora e região.  A certificação ISSO 9001:2008 demonstra sua qualidade em gestão e a preocupação em realizar um serviço de excelência. Na Mais, os membros aplicam a teoria de sala de aula na prática, tornando-se um profissional diferenciado.

  • Exclusiva para alunos de Engenharia de Produção

  • Processo seletivo realizado 2x por ano

              

MicroRaptor

MicroraptorA MicroRaptor é uma equipe de competição que objetiva construir uma aeronave cargueira não tripulada, obedecendo as regras da organização (SAE Brasil). Integrar diversas áreas de conhecimento e operar um sistema de qualidade são alguns dos desafios dos membros. Em 2014, a Equipe MicroRaptor atingiu o sétimo lugar e foi prestigiada com menção honrosa da organização.

  • Todos alunos de Engenharia e Ciências Exatas podem participar

  • Processo seletivo realizado 2x por ano

         

PET – CIVIL

PET CivilO Programa de Estudos Tutoriais (PET) busca favorecer a formação dos alunos através de atividades extracurriculares que ampliem e aprofundem os objetivos e os conteúdos programáticos que integram sua grade curricular. O PET, ao desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão, permite uma formação global dos membros.

  • Exclusivo para alunos de Engenharia Civil

  • Processo seletivo 2x por ano

               

PET – ELÉTRICAPET Elétrica

O Programa de Educação Tutorial (PET) busca favorecer a formação dos alunos através de atividades extracurriculares que favoreçam sua graduação tanto para a integração do mercado profissional quanto para o desenvolvimento de estudos de pós-graduação. O PET é destinado ao grupo de alunos que demonstrem interesse, potencial e habilidades no curso de graduação.

  • Exclusivo para alunos de Engenharia Elétrica

  • Processo seletivo variado, quando há vagas disponíveis

             

PortePorte

A Porte é a empresa júnior da Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Sanitária e Ambiental, e Arquitetura e Urbanismo, que tem como principal finalidade complementar, com práticas do mercado, a formação dos participantes. Como toda empresa Jr., a Porte desperta a atitude inovadora em cada membro que dela faz parte, transformando cada um deles em potenciais empreendedores no meio em que vivem.

  • Voltado para alunos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Sanitária e Ambiental e Arquitetura e Urbanismo

  • Processo seletivo realizado 2x por ano

           

RINOBOT UFJF TEAM

IMG_3145

Muito prazer, nós somos a Rinobot! A mais nova equipe de robótica da UFJF! Nossa equipe foi criada com o objetivo de construir robôs para participar de competições de robótica autônomas e da disseminação da robótica entre as escolas de ensino médio e fundamental, públicas e privadas de Juiz de Fora e região.

 

SEEPRO:

SEEPRO

A Sociedade Estudantil de Engenharia de Produção (SEEORI) é uma organização acadêmica que objetiva desenvolver os alunos, além de integrá-los com o corpo docente. Atua em 3 áreas principais: Integração, conhecimento e responsabilidade social.  Seu projeto de maior destaque é o Trote Solidário, que consiste em uma “consultoria solidária” em instituições carentes.

  • Exclusivo para alunos de Engenharia de Produção

  • Processo seletivo realizado 2x por ano

              

Supernova Rocketrysupernovanb

A equipe de foguetemodelismo Supernova Rocketry é uma organização estudantil, auxiliada pelo coordenador de engenharia mecânica, que visa a produção de minifoguetes de competição. O processo é feito através de três setores: combustão, aerodinâmica e eletrônica. Nele ocorre uma troca de conhecimento e aprendizado entre os membros o que leva à evolução de toda a equipe

  • Todos alunos de Engenharia e Ciências Exatas podem participar

  • Processo seletivo realizado 2x por ano

 

Engenheiros Sem Fronteiras

 14361264_1813078622266177_7786042973985323120_o

Missão: Transformar a comunidade local e impactar a sociedade por meio de projetos de engenharia e ações sociais, formando uma rede de colaboração e cidadania

Visão: Até 2017, ser um núcleo formalizado e autônomo, com parcerias consolidadas e projetos de engenharia realizados

Valores: Altruísmo e Empatia
Ética e Transparência
Proatividade
Responsabilidade social
Trabalho em equipe
Foco em resultados