Projetos de Universalização

Projetos de Universalização

Os Projetos de Universalização são iniciativas da Faculdade de Letras e do Departamento de Ciência da Computação, em parceria com a Pró-Reitoria de Graduação, para oferta de cursos de Língua Estrangeira Instrumental e de Universalização da Informática para os alunos da UFJF. Além disto, este também propicia oportunidade para o desenvolvimento dos alunos bolsistas que visam a carreira docente.


 

Projeto Universalização da Informática

É consenso geral que a necessidade de conhecimentos adicionais de computação é são relevantes em todos os segmentos da sociedade. Portanto, estes conhecimentos e devem ser disponibilizados a todos os alunos de cursos de graduação, para a plena inclusão digital dos profissionais formados, capacitando-os a utilizar efetivamente o computador e acompanhar a evolução tecnológica da sua área de atuação.

O DCC acredita que o projeto Universalização da Informática vem de encontro aos anseios da comunidade acadêmica da UFJF, possibilitando uma ampliação significativa no número de vagas que passam a ser oferecidas a todos os cursos de Graduação da UFJF, além de diversificar substancialmente os conteúdos que serão ministrados. A estrutura deste projeto, utilizando a educação à distância como suporte metodológico, foi concebida de forma a permitir que os discentes possam escolher um conjunto de disciplinas que venham a satisfazer as suas necessidades.

Objetivos

  • Capacitar o público-alvo na utilização de ferramentas computacionais, relevantes para o seu aprimoramento profissional;
  • Dar ao público-alvo a oportunidade de acompanhar a evolução tecnológica;
  • Promover a capacitação didático-pedagógica dos discentes que desempenharão o papel de tutores de informática;
  • Promover a inclusão digital do público alvo.

Metodologia

Com o intuito de ministrar o ensino de qualidade a todos os discentes da UFJF, propõe-se a criação de disciplinas com conteúdos voltados para as principais ferramentas computacionais, consideradas como universais: editores de texto, editores de apresentações, planilhas, ferramentas de acesso e de comunicação na Internet e na Web, banco de dados, editores de imagens e figuras e outras de demandas específicas dos cursos de graduação.

Essas disciplinas serão oferecidas a todos os alunos da UFJF, num modelo à distância, apoiadas num ambiente virtual, com tutoria presencial. Este modelo disponibilizará os conteúdos e as atividades no ambiente virtual (SIGA-EAD) e os alunos poderão estudar à distância ou de forma presencial no laboratório, com os tutores. Para a identificação do nível de conhecimento destes alunos, no início de cada período letivo, serão aplicadas avaliações para identificação de seus conhecimentos e habilidades nas disciplinas oferecidas, visando o aproveitamento de estudos.

Cada disciplina oferecida será equivalente a 1 (um) crédito e deverá ter duração média de 4 semanas. A avaliação das disciplinas constará de questões múltipla escolha para conteúdos iniciais sobre computação e de projetos, desafios, atividades e resolução de problemas para as ferramentas e aplicativos. As avaliações serão presenciais, no laboratório e ocorrerão no final de cada mês de atividade. Será permitido que o aluno desenvolva as atividades e faça as avaliações de cada disciplina em, no máximo, 2 meses. O aluno terá duas oportunidades de avaliação para atingir conceito de aprovação. Quando o aluno for aprovado ou no final do segundo mês de atividade, as notas de suas avaliações serão enviadas ao CDARA.

Para as atividades à distância, os alunos poderão ter acesso ao SIGA-EAD em casa, que deverá fornecer um ambiente de interação entre alunos, professores e tutores. Para a disponibilização do material didático, o ambiente deverá contar com ferramentas para upload e download de material.

A matrícula nas disciplinas será feita no SIGA, obedecendo ao calendário normal de matrículas da UFJF, mas também permitindo a matrícula mensal por disciplina.

Contato

Para maiores informações, visite o site do Programa clicando aqui.

 


Projeto de Universalização de Línguas

O Projeto de Universalização da Oferta de Línguas Estrangeiras foi criado em 2000, a partir de uma parceria entre a Pró-reitoria de Graduação e a Faculdade de Letras. Atualmente, oferta aproximadamente 2.000 vagas em 49 turmas, disponibilizando aos graduandos cursos de Inglês, Espanhol, Francês, Italiano e Latim. Desde 2008, os servidores efetivos em atividade na instituição  também podem participar do projeto, já que firmada parceria especial com a Pró-reitoria de Recursos Humanos mediante processo 23071.007452/2008-40.

Metodologia

O Projeto tem por foco principal a abordagem instrumental.  Esta deve ser entendida como uma via de fornecer a seus usuários a aquisição e o desenvolvimento de competências de leitura em gêneros textuais básicos (notícias, narrativas, manuais, catálogos, estatutos, artigos de opinião, cartas e correspondência) e gêneros específicos das diversas áreas de conhecimento. Apesar disso, seu foco vem sendo ampliado, no sentido de garantir uma instrumentalização básica também para a compreensão oral em molduras comunicativas específicas (palestras, conferências, simpósios).

Objetivo

Além da habilitação dos estudantes da UFJF em Língua Estrangeira Instrumental, o P.U. está comprometido com o processo de formação de professores de Língua Estrangeira. No caso dos alunos-bolsistas da UFJF, a disponibilização precoce de ambientes pedagógicos diversificados se revela mais produtiva que o estágio profissionalizante canônico, oferecendo um período mais longo e contínuo para o exercício da prática e da reflexão pedagógicas.

Matrícula

O acesso ao P.U é feito por via de matrícula na plataforma SIGA, e ocorre simultaneamente ao período de matrícula nas demais disciplinas. O acesso às turmas disponíveis se dá pelo Plano Departamental do Departamento de Universalização, que pode ser acessado no link ‘Ensino’, disponível no SIGA. Após esse período são disponibilizadas apenas as vagas ociosas, em período anunciado pela Secretaria do Projeto de Universalização.

Para saber os horários das disciplinas acesse: Horários.

Para mais informações acesse: PU.